Porto Alegre tem uma característica interessante quanto à organização de seu mapa: o centro não é o centro; é o oeste! Aliás, não só o município, mas o País é pensado da mesma forma. Apesar de o presidente Juscelino Kubitschek ter pensado e construído Brasília não só para centralizar/organizar o poder federal, mas também desenvolver outras regiões do Brasil; é fato de que os estados do Rio de Janeiro e São Paulo são as maiores e mais reconhecidas metrópoles/potencias brasileiras. O poder de negociação, a oferta de produtos e serviços, a empregabilidade, o foco das grandes indústrias...; quase tudo que envolve infra-estrutura, desenvolvimento, urbanização entre outros elementos que configuram o progresso está sempre voltado – ou tem sua origem – à região sudeste do País, contrariando a inteligível lógica de Kubitschek de que o Brasil deveria crescer de dentro para fora e em condições de oferecer oportunidades a todas as regiões.
Em Porto Alegre, durante muitos anos, as autoridades ignoraram a necessidade da realização de um plano de desenvolvimento que possibilitasse o crescimento da cidade de forma ordenada e igualitária. Observando o mapa atual da cidade é possível observar que a região central está localizada entre os bairros Belém Velho, Vila Nova, Restinga e Campo Novo. Porém, essas são regiões carentes. No momento, a Restinga vem se destacando um pouco mais pela força de sua comunidade que, segundo dados do IBGE, possui cerca de 61 mil habitantes.
Agora no dia 26 de março a capital dos gaúchos vai completar 240 anos. Assim como no principio, hoje também a prioridade é de servir melhor as regiões onde se estabelecem famílias com maior aporte financeiro. Isso é visível sem que haja maiores aprofundamentos na história e na pesquisa cientifica; e isso impede que muitos cidadãos porto-alegrenses sintam-se a vontade para afirmar que estão satisfeitos/felizes com a cidade onde moram. Não são poucos os movimentos populares que defendem a emancipação da Zona sul de Porto alegre, possibilitando a formação de um novo município. Em 1989 Belém Novo estava organizado e pronto para dar o grito de liberdade, o que foi rechaçado pela abertura política e pela eleição do então prefeito Olívio Dutra. Os moradores de Belém Novo acreditaram que uma nova era começava e o resultado foi um mergulho ainda maior no esquecimento. Belém Novo é um bairro lindo, cheio de belas paisagens naturais banhado pelo Guaíba, com um potencial turístico, hoteleiro, de lazer, entretenimento enormes; mas com índices de crescimento e desenvolvimento baixíssimos. Também nesse momento, há lideres comunitários “restinguenses” conjecturando maneiras ou de atrair investimentos na região (o que vem ocorrendo com o hospital da Restinga e o parque industrial), ou tentar reacender a ideia de emancipação da região.
Com essa atitude, a criação de um novo município possibilitaria a gestão de recursos próprios e direcionados impulsionando o desenvolvimento da região em todas as áreas. Nativo ou não, a pessoa que tem interesse em conhecer melhor a cidade de Porto Alegre vai se impressionar com diferenças tão grandes de região para região. Perguntas simples podem ser respondidas de forma objetiva:
Qual é a maior rede de hospitais de Porto Alegre e aonde se localiza?
R: Grupo Hospitalar Conceição, na Zona Norte e bairro centro (que não é centro).
R: Grupo Hospitalar Conceição, na Zona Norte e bairro centro (que não é centro).
Onde estão os maiores centros comerciais?
R: Zona Norte, com o Bourbon Country, Shopping Iguatemi, Bourbon Wallig…
R: Zona Norte, com o Bourbon Country, Shopping Iguatemi, Bourbon Wallig…
Onde estão fica o Aeroporto?
R: Zona Norte.
R: Zona Norte.
Qual região o metrô atende?
R: Zona Norte e bairro centro.
R: Zona Norte e bairro centro.
Onde a linha dois do metrô de Porto Alegre será construída?
R: Zona Norte.
R: Zona Norte.
Onde há mais corredores de ônibus?
R: Zona Norte.
R: Zona Norte.
Onde há mais ofertas de ônibus?
R: Zona Norte.
R: Zona Norte.
Quais são os terminais de ônibus que melhor atendem os usuários?
R: Zona Norte (que tem terminais cobertos embaixo do camelódromo e no lado do Mercado Público).
R: Zona Norte (que tem terminais cobertos embaixo do camelódromo e no lado do Mercado Público).
Mas porque esse diferença?
R: Segundo o IBGE o rendimento médio dos responsáveis por domicílio no bairro Cristo Redentor (Zona Norte) é de 10,9 salários mínimos, na Restinga (Zona Sul) é de 3,6 salários mínimos. O rendimento médio dos responsáveis por domicílio no bairro Boa Vista (Zona Norte) é de 26,7 salários mínimos, no Chapéu do Sol (Extremo Sul) é 2,7 salários mínimos. Precisa falar mais alguma coisa?
As comparações são sempre as mesmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário